A hidrocele testicular é uma alteração no tamanho dos testículos caracterizada por grande aumento de volume e pode atrapalhar de diferentes modos à qualidade de vida do paciente ou até mesmo no desenvolvimento de seus órgãos sexuais, caso afete os bebês recém-nascidos.
A hidrocele testicular é mais comum em crianças e recém-nascidos, sendo notada no momento do banho ou mesmo nas trocas de fraldas, e também é relativamente comum em homens acima dos 45 anos de idade.
A hidrocele pode afetar os dois testículos ao mesmo tempo, sendo que nesses casos ela ganha o nome de hidrocele bilateral. Se ela afeta apenas um dos lados dos testículos, ela é nomeada como hidrocele unilateral.
Geralmente, o único sintoma apresentado por pacientes com hidrocele é o inchaço em ambos os testículos ou em somente um dos lados.
Esse inchaço costuma ser indolor, mas pode causar um desconforto, dependendo do quão inchado ele fique e se há algum tipo de inflamação na região genital do paciente.
Geralmente, é recomendada a realização de um exame de ultrassonografia para a confirmação ou o descarte do diagnóstico de hidrocele. Essa condição médica pode ser acompanhada por um médico urologista, pediatra ou clínico geral.