Qual a função da próstata?

Glândula do tamanho de uma noz
A próstata é um órgão que faz parte do sistema reprodutor masculino. Mais especificamente, é uma glândula localizada entre o pênis e a bexiga urinária. A próstata tem ligação direta com as vesículas seminais (responsáveis pela formação de um dos componentes do sêmen) e com a uretra. Em jovens adultos, tem o tamanho médio de uma noz, mas pode ser maior em homens mais velhos.

Função e importância
A próstata produz um líquido alcalino que constitui entre 10% e 30% do sêmen. Durante a ejaculação, este líquido é acrescido ao esperma. A secreção prostática tem a função de proteger e nutrir os espermatozóides, contendo sais minerais e enzimas. Sua alcalinidade também ajuda a neutralizar a acidez da vagina, prolongando o tempo de vida dos espermatozóides. A próstata também tem músculos, que ao serem comprimidos ajudam a expelir o esperma.

Doenças associadas
São três as principais doenças da próstata. A prostatite, ou inflamação na próstata, costuma ser causada por infecções ou até mesmo estresse. Causa dor e inchaço no local e é geralmente combatida com antibióticos e anti-inflamatórios.

A hiperplasia prostática benigna é marcada pelo crescimento da próstata. Por comprimir a uretra, os principais sintomas estão relacionados à dificuldade em urinar. Atinge majoritariamente homens com mais de 50 anos. Seus fatores de risco estão relacionados a histórico familiar, obesidade, sedentarismo e diabetes mellitus tipo 2. O tratamento passa por mudança de estilo de vida e, em alguns casos, pode incluir intervenção cirúrgica.

Já o câncer de próstata é a forma mais comum de câncer em homens. É muito perigoso devido à ausência de sintomas nas fases iniciais, daí a importância de realizar exames preventivos. Constatada a suspeita, é feita uma biópsia para confirmar a presença de tumor. Em estágios avançados, o câncer de próstata pode gerar metástase, o que aumenta o risco à vida. O tratamento inclui desde a remoção cirúrgica da glândula até a radioterapia e a realização de terapia hormonal.